Como te podes manter motivado mesmo quando estás sobrecarregado de tarefas no teu dia-a-dia?
Quantos dias já passaram desde o início do ano? O que mudou nas nossas vidas com esta pandemia?
A esperança de um ano de mudança e tudo aquilo que imaginámos, ou pelo menos eu imaginei, os encontros familiares, a segurança, o emprego, a felicidade, em suma, a nossa liberdade.
A minha e a tua liberdade, de forma direta ou indireta, continua condicionada perante esta pandemia.
Muitas pessoas perderam o emprego, outras continuam sem emprego e outras com medo de o perder. Um novo grupo de pessoas deixou de ter condições financeiras para, ter uma alimentação mais equilibrada, abdicou do exercício físico ou mesmo conseguiu manter os seus negócios. Mais stress, mais preocupações, mais frustrações, enfim, um sentimento instalado de que tudo à nossa volta está prestes a explodir e que não vamos conseguir superar este momento... ou quando o vamos superar!
A questão é: como me posso manter motivado mesmo sabendo que o mundo está prestes a colapsar?
Venho hoje partilhar contigo 3 dicas que podes usar para te manter mais focado e motivado durante os próximos meses. Esta lista de dicas é fruto da minha experiência de vários anos que me permitiu manter focado e motivado independentemente da situação ou desafio que a vida me proporcionou. É o resultado de vários falhanços (prefiro chamar-lhe aprendizagens) que me permitiram adquirir novas estratégias de produtividade de modo a superar qualquer adversidade.
👉 Estas são algumas das dicas que eu uso para me manter motivado independentemente daquilo que se passa à minha volta:
1️⃣ Lista tudo aquilo que te está a preocupar
Ao listares todas essas preocupações, 2 coisas maravilhosas vão acontecer: a primeira é que deixam de estar a pesar na tua cabeça e passam para uma folha, sentimento de alívio. A segunda é que vais aperceber-te de que algumas dessas preocupações estão fora do teu controlo, não dependem de ti, logo, tens de aceitar que não consegues controlar tudo. Volta a olhar para a tua lista, identifica aquelas que dependem exclusivamente de ti e foca-te nelas.
2️⃣ Multitasking (Fazer várias coisas ao mesmo tempo)
Hoje em dia, não nos apercebemos da quantidade de tarefas que temos, mas, principalmente aquelas que fazemos ao mesmo tempo.
Na realidade, quando temos muita coisa onde nos focar, basicamente não nos focamos em nada. Achas que consegues dar 100% de ti em todas as tarefas aos mesmo tempo? Claro que não, por isso é que ficamos mais stressados, mais lentos e cometemos mais erros.
O que fazer então, mesmo quando tenho que trabalhar em multitasking?
Não o faças, a minha sugestão é que trabalhes em blocos/períodos de tempo.
Já ouviste falar na técnica Pomodoro?
É muito simples e extremamente eficaz, experimenta já hoje. Foca-te numa determinada tarefa durante 25 min e faz uma pausa de 5 min para descansar ou mesmo ir às redes sociais (tema para outro post), permite-te ter esta pausa, pode ser para estar com os teus filhos … ou mesmo adiantar o almoço.
Eu particularmente gosto de fazer blocos de 50 min e pausas de 10min, como cada um é diferente, vê qual o melhor período para ti.
3️⃣ Arranja um Guardião
Um guardião não é mais do que um amigo teu, uma pessoa da tua confiança, alguém com quem possas falar sem qualquer sentimento de culpa ou o receio de seres julgado. O guardião vai ajudar-te a manter motivado nos teus projetos e desafios, vai perguntar como estão a correr as coisas, vai incentivar-te, vai ajudar-te a encontrar a resposta para aquela decisão, vai ajudar-te a manter no caminho do teu sucesso. E sabes o que é mais engraçado? Tu vais fazer o mesmo com ele.
Eu tenho este tipo de compromisso com alguns alunos meus, alguns enquanto empreendedores e outros a trabalhar em empresas multinacionais, têm tido e sofrido as dificuldades que esta pandemia nos trouxe, não conseguem ser tão produtivos como gostariam e estão constantemente a procrastinar (é o adiar para amanhã aquilo que podes fazer hoje).
Nuno Lopes
Coach e Mentor de Produtividade
Categories: : Produtividade